Empresa

A reputação das ALHEIRAS AMIL foi conquistada ao longo de mais de três décadas.


A Alheira de Mirandela, eleita recentemente uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, é apresentada em forma de ferradura, cilíndrica e de cor alaranjada. É fumada de forma específica, com lenha de quercíneas e de oliveira. Aprendemos com o passado, trabalhamos no presente com a certeza de levar até Si retalhos das memórias, dos sabores e cheiros da nossa terra.
O nosso trabalho assenta na capacidade de acrescentar à ancestral receita, a preocupação diária de produzir com inegável qualidade e garantindo a máxima segurança ao consumidor. 

Fornecemos o Mercado Profissional de Portugal e Ilhas, como talhos, supermercados, charcutarias, hotéis e restaurantes.

Visite a nossa loja no Porto, faça as suas encomendas ou solicite a presença do nosso Comercial.

 


História da Alheira de Mirandela

Narra A história que nos finais do Sec. XV o povo Judeu expulso de Castela fixar-se-ia em terras de Trás-os-Montes.
Como artimanha para escaparem às malhas da Inquisição e porque a sua religião os impedia de comer carne de porco, criaram um enchido que embora semelhante aos habituais enchidos de porco da época, não levasse a "carne proibida".
A população destas terras e sobretudo a "villa de mirandella", conhecendo o bom sabor do enchido, começou a fabricá-lo, mas juntou-lhe carne de porco, que julgava estar na sua origem.

Na Alheira de Mirandela o alho como condimento veio a constituir o suporte da designação deste novo enchido que representa características únicas, resultado de um "Saber Fazer" natural e historicamente conhecidos e das matérias-primas com que é elaborada: carnes diversas porco e aves, presunto, pão de trigo de fabrico especial, azeite da região, e para além do alho é condimentada com sal, colorau doce e ou picante e opcionalmente malagueta com ou sem piri-piri, a que se junta inevitavelmente o caldo da cozedura das carnes, a denominada "calda".

Sugestões:
Tradicionalmente é assada na brasa e acompanhada com batatas e grelos cozidos. A Alheira pode ser frita, assada no forno ou aquecida na brasa. Pode ainda ser estufada e depois envolvida em couve lombarda ou em gema de ovo.

^

 

Porto COMPortugal  Todos os conteúdos escritos e ou gráficos são da exclusiva responsabilidade de AMIL - Alheiras de Mirandela | © COMPortugal ® | Alojado por PTISP